O QUE É STOPOVER? COMO FUNCIONA? E AQUI NO BRASIL?

VÍDEO NO YOUTUBE:


Oi pessoal!
Vocês já devem ter ouvido ou visto em sites sobre o famoso “stopover”, não é?
Se você ainda não sabe, esta é uma ótima oportunidade para “baratear” a sua viagem e deixar ela mais irada ainda!
Nós sabemos o quanto é desgastante fazer uma conexão/escala e aguardar horas no aeroporto! Eis que existe o STOPOVER para a salvação da nossa viagem(e para o bolso também)!
E por isso, aqui vamos explicar para vocês, e no final do conteúdo vou adicionar um PASSO A PASSO resumido para vocês.
Então, vamos lá:

1) O QUE É STOPOVER?

Stopover é quando você pode realizar duas viagens pelo preço de uma (ou pouco mais caro), com o mesmo avião, na mesma rota.
MAS COMO? Sabe quando você está pesquisando a sua passagem aérea (tanto em agências, como nos sites oficiais da cia) e você é obrigado a fazer uma conexão/escala, ou seja, uma parada em outro aeroporto antes de chegar no seu destino final? Então, STOPOVER é a possibilidade de você permanecer nessa cidade da parada por alguns dias para “turistar” e não pagar na maioria das vezes nada a mais por isso (em alguns casos existe uma pequena taxa). Maravilhoso, né? Depois é só retornar no mesmo aeroporto que você fez a conexão/escala e continuar a sua viagem para o destino final.
POR EXEMPLO: Se você vai fazer um trajeto SÃO PAULO- PARIS e o seu voo faz uma conexão em Lisboa (Portugal), com StopOver você pode permanecer por ex. 2 dias em Lisboa e depois retornar para o mesmo aeroporto e fazer a sua viagem para Paris SEM NENHUM CUSTO AÉREO ADICIONAL. Animal, não é?
Ainda tem duvidas? Calma que abaixo vamos explicar exatamente como funciona.

2) COMO O STOPOVER FUNCIONA?

Geralmente o benefício é aplicado durante uma escala ou conexão que dura na maioria das vezes mais de 24 horas (algumas cias oferecem também a possibilidade com menos tempo) para voos internacionais, e em viagens domésticas geralmente com paradas de mais de 4 horas antes do destino final.
A maneira mais fácil de usar o benefício é fazer o processo de Stopover antes da compra do voo, porém existem algumas cias que disponibilizam a compra depois da emissão do bilhete e antes do inicio da viagem gerando uma taxa adicional (É necessário sempre verificar, varia de cia para cia).

Para encontrar é bem fácil, basta pesquisar inicialmente as opções de voos, datas e preços que melhor combinam com o seu bolso, na SUBMARINO vocês encontram ótimos preços e inclusive já conseguem encontrar acomodação (Sempre conferir a opção MÚLTIPLOS DESTINOS que algumas agências como a SUBMARINO oferecem no site), e automaticamente quando você for comprar, você será redirecionada para a página da cia aérea e as mesmas vão informas sobre a possibilidade de fazer STOPOVER.
Ah, outro fator importante é: SIM, É NECESSÁRIO “BOOKAR” UMA VIAGEM DE VOLTA TAMBÉM
. As empresas só disponibilizam Stopover comprando passagem de ida e volta (Mas o legal é que existe a possibilidade de fazer Stopover na volta também!)
Outro ponto importante: Na hora de escolher a cidade para fazer STOPOVER, é legal saber se alguma companhia tem sede lá! Você economiza tempo nas pesquisas. Para entender melhor, leia abaixo.

3) QUAL AS CIAS QUE TRABALHAM COM STOPOVER?

Bom, existem inúmeras cias aéreas internacionais e vou listar a algumas aqui para vocês (caso notem e achem necessário adicionar alguma, favor deixar nos comentários!).
Mas antes, como já mencionado acima, UM PONTO MUITO IMPORTANTE SABER TAMBÉM É: A maioria das companhias oferecem este serviço aonde a companhia tem sede (Por ex. A AirFrance disponibiliza geralmente StopOver em Paris).
Companhias que oferecem o serviço:

  • Air France: Voos para a Europa com possibilidade de stopover em Paris.
  • KLM: Voos para a Europa com possibilidade de stopover em Amsterdam (tanto no voo de ida quanto no de volta, e o que é melhor: totalmente gratuito).
  • Delta: Voos para Tailândia com possibilidade de stopover em algumas cidades dos Estados Unidos..
  • Iberia: Voos para Europa com possibilidade de stopover em Madrid.
  • Finnair: o Stopover oferecido por esta companhia é aplicável para clientes que voam para Helsinki. A empresa inclui um leque de atividades que vão desde a possibilidade de ver a aurora boreal até visitar os cafés e boutiques mais badalados do país;
  • Latam: oferece Stopover em Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Assunção e Ciudad del Leste (Paraguai);
  • Icelandair: permite que os viajantes desfrutem de até sete noites seguidas de Stopover totalmente gratuito na capital da Islândia, Reykjavík. A empresa engloba parcerias, como o Stopover Buddy, que garante a conexão com a respectiva cidade, sendo possível conhecer o lugar sem nenhum custo adicional;
  • Japan Airlines: disponibiliza uma variedade de conexões gratuitas dependendo de seu destino final. Um dos mais populares inclui uma parada em Tóquio, principalmente quando o voo parte da América do Norte;
  • Avianca: oferece Stopover em Bogotá, na Colômbia, com a possibilidade de um pequeno custo adicional no ato da compra do bilhete;
  • American Airlines: oferece Stopover em Miami, Nova York, Los Angeles e Dallas;
  • TAP Portugal: se você fez uma reserva de ida e volta intercontinental pela TAP, saiba que lhe é permitido ficar até três noites gratuitas em Porto e Lisboa;
  • Emirates: Oferece Stopover em Dubai.

4) COMO E QUAIS EMPRESAS ESTÃO ATUANDO AQUI NO BRASIL?

  • TAP PORTUGAL
    Iniciaram este ano com o StopOver aqui no Brasil, e só atua com voôs internacionais.
    As cidades brasileiras envolvidas são: Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF)
    Para mais informações: https://www.flytap.com/pt-br/stopover/como-reservar
  • GOL
    Inauguraram esta semana(21) a possibilidade de stopover, e o mesmo é válido para todosos voos, tanto nacionais quanto internacionais.
    As cidades brasileiras envolvida: Por enquanto São Paulo e Campinas (Os aeroportos de Guarulhos, Congonhas ou Viracopos)
    Segue abaixo algumas regras essenciais para a realização deste Stopover da GOL:

    Disponível para voos nacionais e internacionais, com conexão nos aeroportos paulistas de Guarulhos, Congonhas e Viracopos;
    Compra somente nos canais de venda da companhia;
    No ponto de stopover, só é permitido seguir viagem no mesmo aeroporto do desembarque. Se desembarcou em Guarulhos, o passageiro deve seguir viagem reembarcando no mesmo aeroporto;
    É permitido apenas um stopover, na ida ou na volta, por pessoa e por reserva;
    Tempo mínimo: 12 horas, com pernoite obrigatório. O reembarque deve acontecer no dia seguinte;
    Tempo máximo: duas noites, a partir do momento do desembarque;

    Para mais informações: https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/voos-com-conexao-ou-escala
  • TAM
    A TAM algumas anos atrás inaugurou o “Giro TAM”, funcionando basicamente como StopOver porém um pouco confuso, e por isso, cancelaram o programa e não se encontra mais nada relacionado no Site Oficial.

5) PASSO A PASSO ou “Resumão”

Como prometido, vamos fazer um passo-a-passo rápido para auxiliá-lo na sua compra:

1: Definir aeroporto de Partida e Destino;
2: Checar os voôs nas datas específicas da viagem e conexões/ escalas que os voos fazem (listar pelo menos 3) na SUBMARINO ;
3: Verificar as cias aéreas disponíveis, e se as mesmas realizam o serviço no site oficial (ligar direto também) e sobre as suas tarifas e serviços oferecidos (Acima no tópico 3 já listei algumas para facilitar)
4: Assim que encontrar a cidade e o local, a maioria dos sites já te redireccionam para a escolha da acomodação, ou você pode optar escolher uma promocional pela SUBMARINO;
5: Pronto! Agora é só prestar bastante atenção no horário e planejar a sua viagem! Se você não conhece o local desejado, NÃO ESQUENTA QUE NÓS TE AUXILIAMOS COM O PLANEJAMENTO DA SUA VIAGEM!

E para encerrar com chave de ouro, abaixo segue algumas DICAS EXTRAS quando você for utilizar deste serviço:


1: Considere a origem e o destino final de voo, porque em alguns casos é possível solicitar Stopover na ida ou na volta;
2: Se tiver uma companhia aérea preferida, entrar em contato com a companhia aérea do bilhete para se informar sobre a possibilidade de fazer o Stopover e AS CONDIÇÕES IMPOSTAS;
3: Na hora de comprar as passagens é importante ficar atento com o valor: A tarifa com stopover precisa ser próxima à tarifa da passagem original.
4: NÃO EXAGERE NA BAGAGEM! Lembre-se que você vai retirar a mesma quando solicitar o serviço!
5: O período mínimo de estadia geralmente é 30 dias, mas sempre consultar direto com a companhia.

Bom, é isso pessoal e já deu para perceber que realmente O STOPOVER é economia pura, né?
Caso tenha mais alguma dúvida e queira planejar a sua viagem, contate-nos!
Somos uma empresa de Auxilio Gratuito de Viagens e não cobramos nada a mais por isso!
Deixe seu comentário e não se esqueça de seguir as nossas mídias sociais!
ENJOY YOUR TRIP XX


Escrito por

Fundadora da Tudo Aqui Compensa, 27 anos. ESCRITORA POR HOBBY, AJUDO POR AMOR E VIAJANTE POR NECESSIDADE!

7 comentários em “O QUE É STOPOVER? COMO FUNCIONA? E AQUI NO BRASIL?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.