COMO VIAJAR SEM PAGAR O TRANSPORTE? TUDO SOBRE OS NOSSOS DIREITOS!

Atualmente, grande parte dos brasileiros buscam lazer e entretenimento nos momentos de descanso e lazer. E nada melhor que viajar para relaxar e curtir esses momentos, não é verdade?

Acontece que muitas vezes a viagem dos sonhos, principalmente sem planejamento, parece estar distante e cada vez menos acessível para a população. Mas você sabia que qualquer brasileiro pode viajar gratuitamente de avião com as Forças Armadas? E que dependendo da idade existem alguns benefícios disponíveis também?

Segue abaixo algumas maneiras que não são muito divulgadas, porém as mesmas disponibilizam por lei alguns benefícios a nós cidadãos:

Aeronaves da Força Aérea Brasileira

Por direito, qualquer brasileiro pode viajar gratuitamente nas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), a viagem não é exclusividade dos militares e políticos. Lembrando que estas aeronaves só atuam em território nacional, sendo os destinos: Boa Vista, Belém, Brasília, Campo Grande, Canoas, Fortaleza, Florianópolis, Manaus, Natal, Pirassununga, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria, São Paulo.

PROCEDIMENTO: Você deve preencher uma ficha junto ao Correio Aéreo Nacional (CAN) mais próximo de você e comparecer pessoalmente em uma das bases aéreas da FAB munido de RG (e cópia) e Comprovante de Residencia (e cópia). Aguarde 10 dias pela validação do procedimento. Após a inscrição, você deve aguardar o chamado, de acordo com a disponibilidade de voos e vagas.
Os voos não possuem agendamento, caso aja vaga eles vão entrar em contato no dia ou na véspera informando o horário do Embarque.

Lembrando que, o formulário só é aplicado para apenas um voo. Se você quiser retornar pela FAB, você deve dar entrada em outro formulário.
Dica: Faça uma mala com no máximo 15 kg, e não carregue mais que 5 kg de bagagem de mão. Se a relação de passageiros for alterada antes da decolagem e sobrarem poucas vagas, embarca quem carrega menos peso.

CRIANÇAS DE 0 A 23 MESES (1 ano e 11 meses)


AÉREO: Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), “Apenas nos voos nacionais crianças de colo com menos de dois anos de idade, desde que não estejam ocupando assento, pagam até 10% da tarifa paga pelo adulto.”

Porém, A ANAC deixa as Cias Aéreas livres para impor suas próprias regras referente aos pequeninos. Vale ressaltar que a maioria das empresas cobram ou 10% do valor da passagem e outras não cobram absolutamente nada, independente se o voo é NACIONAL OU INTERNACIONAL.
Na maioria das situações o bebê até 23 meses tem que viajar no colo do responsável, mas existem algumas companhias como a GOL que cobram os 10% da passagem porém disponibilizam um bebe conforto adequado para a viagem, por isso o ideal é se certificar.


DICA
Pesquise a passagem ideal e antes de finalizar a compra entre em contato com a cia aérea para saber a política aplicada para os bebês. Lembrando que em pacotes de viagens, você deve entrar em contato com a própria agência para questionar, e se houver dúvidas também com a cia aérea para se certificar corretamente.

Transporte Terrestre (Ônibus/Trem/Metro): Crianças até 6 anos incompletos não pagam.
Segundo o site oficial da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), “É direito do usuário transportar, sem pagamento, uma criança de até seis anos incompletos, desde que não ocupe poltrona e sejam observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores. (ver Resolução nº 4.282/2014 )”

Banner S - 300x250


CRIANÇAS DE 2 A 12 ANOS INCOMPLETOS


AÉREO: A ANAC não faz nenhuma exigência de tarifa para crianças até 12 anos incompletos, porém, a maioria das Cias Aéreas disponibilizam de 10% à 50% de desconto para os mesmos na viagem como estratégia de vendas.

DICA
Pesquise a passagem ideal e antes de finalizar a compra entre em contato com a cia aérea para saber a política aplicada para as crianças. Lembrando que em pacotes de viagens, você deve entrar em contato com a própria agência para questionar, e se houver dúvidas também com a cia aérea para se certificar corretamente.

Transporte Terrestre (Ônibus/Trem/Metro): Crianças até 6 anos incompletos não pagam.
Segundo o site oficial da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), “É direito do usuário transportar, sem pagamento, uma criança de até seis anos incompletos, desde que não ocupe poltrona e sejam observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores. (ver Resolução nº 4.282/2014 )”

Crianças a partir de 7 anos pagam o valor integral da passagem em qualquer Transporte Terrestre.

JOVENS ENTRE 15 E 29 ANOS


AÉREO: A não ser pelas aeronaves da FAB (Conforme explicado no início do texto), os jovens pagam passagem integral.

Transporte Terrestre (Ônibus/Trem/Metro): Você já conhece o ID JOVEM?

O programa é integrado ao Estatuto da Juventude e foi criado pelo Governo Federal em Outubro/2015 com o objetivo de beneficiar milhões de jovens de baixa renda. Dentre diversos benefícios oferecidos, um deles é a oportunidade de viajar GRATUITAMENTE em algumas modalidades de Transportes Terrestres.

Segundo o site oficial do Programa: “São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.”
Ou seja, os jovens participantes conseguem viajar gratuitamente (pagando apenas a taxa de embarque) em viagens ferroviárias e de ônibus interestaduais.

Para usufruir do benefício o Jovem deve ser inscrito no CREAS e a família deve ter uma renda máxima de 2 salários mínimos mensais.

Para mais informações, consulte: https://idjovem.juventude.gov.br/

MAIORES DE 65 ANOS


AÉREO: A ANAC não prevê nenhuma lei que garante a isenção de qualquer tarifa destinada aos idosos, porém os mesmos possuem condições especiais a partir da chegada no aeroporto.
Algumas delas são: Atendimento prioritário e atendimento as suas necessidades especiais, e caso aja necessidade de acompanhante, por lei o mesmo poderá pagar até 20% do valor total da passagem.

Após efetuar a compra da passagem, para solicitar qualquer tipo de serviços ligue na cia aérea até 48hrs antes do embarque para recomendações simples simples de acessibilidade, e até 72hrs para recomendações médicas comprobatórias e/ou para efetuar a compra de passagem promocional do acompanhante.
Para mais informações: https://www.anac.gov.br/publicacoes/dicas_anac_acessibilidade_web.pdf

DICA:
Antes de efetuar a compra da passagem, ligue na centra da cia aérea e se informe sobre as condições especiais oferecidas para os idosos e acompanhante E CERTIFIQUE-SE sobre as tarifas oferecidas para idosos, algumas cias aéreas (como a UNITED AIRLINES) oferecem desconto para os mesmos.

Transporte Terrestre (Ônibus/Trem/Metro): A partir de 60 anos, idosos com condições específicas em relação a sua renda estão isentos de tarifas de transporte interestadual. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT), “O idoso com idade mínima de 60 anos e que possua renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos tem direito à gratuidade no transporte rodoviário interestadual de passageiros. Para garantir a gratuidade, as empresas prestadoras do serviço deverão reservar duas vagas gratuitas para os idosos na condição especificada em cada veículo do serviço convencional.”

Para mais informações, consulte: http://www.antt.gov.br/passageiros/gratuidades.html

Banner S - 300x250


Viajar já é bom, viajar com economia é melhor ainda, não é?
Bom pessoal, não esqueçam de sempre checar os seus direitos e do SEGURO VIAGEM pra você e sua família!
Caso aja alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários!
Ahhh… E não se esqueçam de checar lá em cima as promoções da semana e as nossas midias sociais!
È isso and ENJOY YOUR TRIP xx

Escrito por

Fundadora da Tudo Aqui Compensa, 27 anos. ESCRITORA POR HOBBY, AJUDO POR AMOR E VIAJANTE POR NECESSIDADE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.